A língua Japonesa
Na língua japonesa, a escrita é composta por três sistemas: o Hiragana (ひらがな; 平仮名), o Katakana (カタカナ; 仮名) e o Kanji (漢字). O Hiragana e o Katakana são alfabetos fonéticos, que representam sons e sílabas. Já o Kanji é ideográfico, ou seja, cada símbolo representa uma ideia ou conceito. Por questões históricas e religiosas, esse sistema de escrita foi importado do idioma chinês. Atualmente, o mjaponês é falado por cerca de 128 milhões de pessoas.
O conhecimento de um idioma adicional é um diferencial no mercado de trabalho. A língua japonesa atualmente é de grande importância no cenário econômico mundial, cujo domínio pode abrir portas para oportunidades em empresas japonesas ou negócios internacionais, além de possibilidades de intercâmbio para o Japão de forma mais facilitada. Várias universidades japonesas têm diversos programas de bolsas de estudos e as oportunidades são muito maiores para quem compreende o idioma.
Ao aprender japonês, o estudante adquire habilidades linguísticas e obtém uma nova perspectiva sobre o mundo. A cultura japonesa é rica em tradições e valores, e aprender o idioma é uma porta de entrada para entender e apreciar essas nuances culturais.
Aulas de Japonês
As aulas de japonês no Nitigo Gakko são destinadas a crianças, adultos e sêniores ,com alfabetização, conversação, interpretação, oratória e leitura. As aulas são ministradas aos dias da semana e sábados nos turnos da manhã e da tarde.
A escola também oferece o modelo on-line para adultos, que aborda os mesmos pontos das aulas presenciais: alfabetização, gramática, conversação e vocabulário.
As classes são divididas de acordo com o nível de conhecimento e faixa etária.
Os Senseis fornecem apoio e preparação aos alunos que objetivam prestar tanto a prova de nível do CBLJ (Centro Brasileiro de Língua Japonesa) quanto a Nōryoku Shiken (日本語能力試験), Avaliação de Proficiência na Língua Japonesa/Japanese Language Proficiency Test). Esta última foi criada para avaliar e certificar a proficiência no idioma japonês aos não nativos. No Japão, o JLPT é administrado pelo Ministério da Educação através do Intercâmbio e Serviços Educacionais (JEES). Em outros países, ele é administrado por fundações, patrocinadores da administração no intercâmbio cultural e instituições de ensino.
Professores Nativos
A escola conta com Senseis brasileiros e japoneses graças a intercâmbios pela JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). Essa parceria entre a agência e o Nitigo Gakko se mantém há anos, fortalecendo os laços entre os países e proporcionando um corpo docente forte, capacitado e diferenciado.
Turmas
• Crianças (a partir dos 5 anos)
• Jovens e Adultos
• Sênior
Horário, Periodicidade e Duração
Temos turmas com 2 horas semanais e com 3 horas semanais, dependendo de faixa etária, conteúdo e disponibilidade de Sensei.
O curso não possui uma duração exata, pois é um aprendizado em evolução constante. Sendo assim, não existe conclusão efetiva de conteúdo e os alunos tem autonomia para permanecerem pelo tempo que desejarem. Os Senseis estão sempre complementando e atualizando os conteúdos.