Nitigo Gakko
Nosso Centro Educacional é administrado pelo Nitigo Gakko, nome da Escola de Língua Japonesa da ACENBI. O Departamento sempre esteve intimamente ligado à evolução da Associação desde seus primórdios. Além de ensinar a língua japonesa, nosso Centro Educacional estimula prática de danças típicas, oratória, música e apresentações diversas. O Nitigo Gakko promove também diversos eventos durante o ano, com o objetivo de manter a cultura japonesa viva e ativa na mente e nos corações de descendentes e não descendentes.
Missão
A principal missão do Nitigo Gakko é ajudar a ACENBI a perpetuar e divulgar tudo sobre esta fabulosa cultura milenar que é a japonesa.
Atividades Diversas
A Escola é apoiada por professores, pais de alunos e a diretoria da ACENBI que é responsável pela administração do Nitigo Gakko. Os alunos participam ainda de diversos concursos em São Paulo organizados pelo Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ) nas categorias redação, caligrafia a lápis, ilustração, entre outras. Além disso, existem práticas recreativas ao ar livre objetivando a formação humana através da socialização.
Anualmente, a Escola promove a socialização e aprendizado com os alunos de outras escolas de língua japonesa de cidades vizinhas com gincanas e apresentações. Além disso, em determinados eventos da ACENBI, os alunos apresentam danças típicas, cantam em coral, leem textos em japonês e mostram a desenvoltura na oratória.
Histórico
A escola japonesa de Indaiatuba existe praticamente desde o início da fundação da associação, antigamente no centro da cidade. Contudo, foi em 2002 que se deu início à construção do novo prédio da escola Nitigo Gakko, com recurso angariado ao longo de vários anos. A conclusão desta construção ocorreu no final do ano de 2004. Também foi firmada uma parceria com a municipalidade, e através de projetos elaborados e sancionados pela ACENBI e a Secretaria Municipal de Educação, os professores do Nitigo Gakko apresentam e divulgam a cultura e a língua japonesa para os alunos da EMEB Miyoji Takahara, que se encontra instalada no piso inferior do novo prédio.